No século XV essa influência chegou ao seu ponto máximo, e junto com ela, um número maior de mortos. Os tratados demonológicos e os processos de feitiçaria se multiplicaram, por volta de 1430, marcando uma nova fase da história pré-iluminista, de trágicas dimensões.
Bruxas
À afirmativa de existência de bruxas à forma retratada em registros da Idade Média, incluindo histórias infantis que permaneceram em evidência até os dias atuais, admite-se uma ressalva: elas parecem ter existido apenas no imaginário popular como uma velha louca por feitiços enigmáticos, surgidas na esteira de uma época dominada por medos, quando qualquer manifestação diversa ou mesmo a crença na inexistência de bruxas da forma retratada pelas autoridades clericais era implacavelmente perseguida pela Igreja.
Mas a palavra bruxa era a denominação utilizada para as mulheres que utilizavam meios medicinais de cura que contrariavam o pensamento religioso e essas mulheres curandeiras, por muitas vezes julgadas, eram queimadas vivas perante a população. Este ato serviria de influência ao povo para fixar a idéia de qual é o fim de um herege.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui pode-se considerar que é o espaço reservado para vocês. Vocês podem dar suas opiniões... então abusem!!!
Fiquem à vontade para expor aquilo que vocês quiserem!!
Obrigado.